— NOTÍCIAS

Vânia Mignone

A artista Vânia Mignone é a artista convidada pelo MAV para a Calourada 2019



Vânia Mignone, artista visual nascida em Campinas (1987), cidade na qual vive e trabalha, graduou-se em Artes Visuais na Unicamp (1990). A artista que já tem um vasto currículo de experiências internacionais alcança um momento particularmente importante em sua participação na última edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo (2018) devido à forte presença que o conjunto de suas pinturas desempenhou nesse evento.

Desde sempre, sua produção esteve voltada para a linguagem da Pintura, além do Desenho e da Gravura. Vânia trabalha numa sofisticada variação de dimensões que partem do tamanho médio da folha do caderno de desenho até a grandes telas combinadas na forma de pinturas murais. Este modo de enfrentar a dimensão tem estreita ligação com seu interesse por imagens cujas narrativas apresentam pessoas, objetos, paisagens, informações grafo visuais que estabelecem certo tipo de narrativa fílmica ou onírica a habitarem o mundo conhecido. E é assim, como se fizessem seu comentário bastante pessoal e íntimo sobre o mundo, que suas imagens dão potência à sua produção e nos demonstram a beleza de sua poesia.

A série mais recente de pinturas a que temos acesso nos permite também perceber sua grande habilidade com o campo simbólico das cores. Nessas obras o sintoma da cor reforça a luminosidade vibrante de amarelos, azuis e verdes combinados aos usuais vermelhos e negros de que se utiliza com frequência, e evidenciam ânimo de renovação.

Vânia retorna à Unicamp, como convidada do Museu de Artes Visuais – MAV UNICAMP para integrar a Calourada 2019 com uma palestra aberta ao público e uma intervenção artística no campus constituída de série de flâmulas em grandes dimensões instaladas, temporariamente, em fachadas e áreas internas de acesso dos prédios da Universidade. São ampliações impressas agigantadas de suas pinturas nas quais os novos alunos e a comunidade que já habita o campus são convidados a ver/ler imagens que trazem a figura de outros jovens compenetrados em seu mundo alinhados por frases que enlaçam desejos bem vindos à cultura universitária; nessas imagens da artista Vânia Mignone, as palavras reúnem a ideia da arte à liberdade, coragem, vida e realidade reforçando noções caras à Arte e à cultura museológica pelo encontro constante de novos públicos.

 

 

Palestra: Sobre maravilhosos erros e dificuldades
Artista convidada: Vânia Mignone
Data: 26 Fevereiro 2019
Local: Auditório do Instituto de Artes - UNICAMP