Inauguração da Casa dos Saberes Ancestrais

Ocorrerá no dia 12 de abril, a partir das 11 horas, no entorno do Espaço Cultural Casa do Lago.

A inauguração da Casa dos Saberes Ancestrais irá ocorrer no dia 12 de abril, a partir das 11 horas, no entorno do Espaço Cultural Casa do Lago.

O espaço nos chega como um sonho coletivo entre professoras(es), indígenas, estudantes, artistas, pesquisadoras(es), que veem como possível o encontro entre diversos povos, entre diferentes modos de pensar e criar o mundo. Um sonho de universidade aberta às diversas formas criativas de estar no mundo. Davi Kopenawa, grande liderança yanomami, em “Palavras dadas” texto que abre o livro “A queda do céu: palavras de um xamã yanomami”, de autoria de Davi Kopenawa e Bruce Albert (2015), diz que nossos professores não nos ensinam a sonhar como fazem os yanomami. Começar a Casa dos Saberes Ancestrais como a imagem de um sonho é um traço importante para este recomeço. Acreditamos que podemos encontrar em nós, não indígenas, esse sonho ancestral ameríndio, que também nos atravessa, por histórias familiares ou simplesmente por vivermos em um território que secularmente é habitado por uma ampla diversidade cultural, linguística, artística e cosmológica. Rotas de encontro estão sempre por vir, desejamos que na Casa de Saberes Ancestrais aprendamos todos(as) a sonhar.

Essa é uma ação da Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (ProEC), e foi realizada por quatro membros da etnia Kiriri do Rio Verde entre novembro e dezembro de 2023, no entorno do Espaço Cultural Casa do Lago.