— NOTÍCIAS

"Ecos" e "Fértil Baldio: dança sobre a terra arrasada"

O Museu de Artes Visuais da Unicamp e o Museu de Arte de Campinas apresentam a produção de Vânia Mignone e Marcelo Salum



Em constante parceria, o Museu de Artes Visuais da Unicamp, MAV-UNICAMP e o Museu de Arte de Campinas, MACC apresentam a produção de dois artistas visuais que tiveram passagem importante de sua formação na Unicamp. São eles: Vânia Mignone, artista graduada em Artes Visuais pela Unicamp e Marcelo Salum, que iniciou sua graduação no IFCH Unicamp, mas acabou seguindo sua formação na FAU USP.

A mostra que ocorrerá de 10 de Abril a 02 de Junho, nas salas 1 e 2 do MACC, traz a produção recente dos artistas, além das obras por eles doadas aos acervos do MAV e do MACC.

 

Vânia Mignone (Campinas/SP, 1987) gradua-se em Artes Visuais na Unicamp em 1990 e desde então constrói uma carreira como artista que alcança vasto currículo de experiências internacionais. O ano de 2018 foi de particular importância por sua nova participação na Bienal Internacional de Arte de São Paulo, onde pode apresentar um expressivo conjunto de pinturas que desempenhou forte presença neste importante evento de nosso país.

Vânia trabalha numa sofisticada variação de dimensões que partem do tamanho médio da folha do caderno de desenho até a grandes telas combinadas na forma de pinturas murais. Este modo de enfrentar a dimensão tem estreita ligação com seu interesse por imagens cujas narrativas apresentam pessoas, objetos, paisagens, informações grafo visuais que estabelecem certo tipo de narrativa fílmica ou onírica a habitarem o mundo conhecido. E é assim, como se fizessem seu comentário bastante pessoal e íntimo sobre o mundo, que suas imagens dão potência à sua produção e nos demonstram a beleza de sua poesia.

As pinturas que serão apresentadas no MAC Campinas provêm da série mais recente da artista e nos permite também perceber sua grande habilidade com o campo simbólico das cores. Nessas obras o sintoma da cor reforça a luminosidade vibrante de amarelos, azuis e verdes combinados aos usuais vermelhos e negros de que se utiliza com freqüência, e evidenciam ânimo de renovação.

 

Marcelo Salum (Tambaú/ SP, 1964) inicia seus estudos no curso de Ciências Sociais na Unicamp, entretanto acaba graduando-se em Arquitetura e Urbanismo na FAU USP em 1992. Realiza seu Mestrado em Artes Visuais na Faculdade Santa Marcelina a partir de investigações poéticas elaboradas em seu trabalho ligadas à Estética Relacional e ao elemento da escuta como forma de constituição do trabalho contemporâneo. Em seu percurso destacam-se: a apresentação de obras em Portugal (FRAME Festival, na cidade do Porto), Espanha (Festival de Libros Ilustrados, Barcelona), Argentina (Festival Internacional de Videodanza, em Buenos Aires), na 29ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, além de exposições nas unidades da rede Sesc, edições da Virada Cultural, eventos no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Com uma produção bastante fluente em variadas linguagens artísticas, tempos e espaços de exposição/instauração de projetos, Salum elabora proposições artísticas que têm forte característica híbrida -com trabalhos de gravura, publicações de artista, até intervenções urbanas e instalações compostas por vídeo e objetos.

Sua atuação constitui-se basicamente pelo contato direto e colaboração de pessoas que aderem aos seus chamados e workshops nos quais constrói suas proposições para exposições, festivais e outras formas de participação e apresentação.

Assim é a presente edição do projeto “Fértil Baldio”, que conta com a participacão de alunos da Unicamp na criação de uma instalação constituída a partir de intervenções urbanas e performances baseadas em coletivos culturais “não hegemônicos” de Campinas, e que foi apresentado na Espanha (2015), no Uruguai (2017) e em outras instituições brasileiras.

 

SERVIÇO:
Exposições:
SALA 1: ECOS - Vânia Mignone
SALA 2: FÉRTIL BALDIO: dança sobre a terra arrasada - Marcelo Salum
 
Abertura: 10 de Abril de 2019, às 19 h.
Visitação: 11 Abril à 02 Junho
ter - sáb das 10 às 18h
qui das 10 às 21h
 
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas
Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro - Campinas/SP