— NOTÍCIAS

Uso medicinal da Cannabis é tema de workshop

O evento foi promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura



Autoria  Gabriela Villen |  Fotos  José Irani  |  Edição de imagem  Paulo Cavalheri (SEC)

O uso medicinal da Cannabis foi tema do workshop promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, e que aconteceu nesta segunda-feira (14), no Centro de Convenções. O evento antecedeu a XVIII Semana Acadêmica de Farmácia da Unicamp, que acontece até sexta-feira (18). O workshop abordou diversos aspectos do tema proposto e contou com a presença, na mesa de abertura, do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, além dos organizadores do evento Priscila Mazzola e José Luiz da Costa.

O workshop contou com a presença, na mesa de abertura, do reitor da Unicamp, Antonio Meirelles (ao centro à direita), e do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho (ao centro à esquerda), além dos organizadores do evento Priscila Mazzola (à direita) e José Luiz da Costa (à esquerda)

“Nós temos que ter uma postura bastante desprovida de preconceito. O que interessa são as informações e os dados científicos, como deve ser no caso de uma universidade que preza o conhecimento e a ciência. Ao mesmo tempo, é fundamental que essas conquistas e esses benefícios sejam usados para melhorar a vida das pessoas e reduzir o seu sofrimento”, afirmou o reitor. Segundo Meirelles, o uso da Cannabis com fins medicinais, quando a ciência contribui para reduzir o sofrimento humano, vincula-se a uma postura mais ampla da Unicamp em sua relação com a sociedade.

“Este é um fórum bastante importante e muito oportuno, em um momento como o que a gente vive no Brasil, de ascensão desse tema no âmbito da saúde pública do país. Ele insere a Universidade Estadual de Campinas e, obviamente, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas em uma discussão que é extremamente relevante para a sociedade brasileira”, enfatizou Coelho. O professor destacou os avanços das pesquisas na área e as possibilidades de benefícios para a sociedade. “Ao longo dos anos, a ciência tem demonstrado os benefícios do uso medicinal da Cannabis. Esse uso tem contribuído para diminuir dores e resolver outros problemas bastante severos em várias patologias”, pontuou.

De acordo com Mazzola, diretora associada da FCF, o evento pretende contribuir de forma significativa e qualificada para esse debate. “Pretendemos expandir essa discussão. Primeiramente, para auxiliar a compreensão sobre esse tema e, depois, para dar subsídios a fim de que a legislação que está sendo discutida possa atender às demandas da sociedade de uma forma adequada”, afirmou. Além de professores e pesquisadores da área da saúde, o evento contou com especialistas nos aspectos históricos, regulatórios e políticos relativos à Cannabis, entre os quais os deputados Caio França e Sâmia Bomfim.

Público de diversas áreas participou do workshop que abordou vários aspectos do tema proposto

Além de projetos de pesquisa sobre o tema, a FCF conta com um curso de extensão, oferecido pela Escola de Extensão (Extecamp), e, agora, também, com uma disciplina de graduação para tratar da Cannabis medicinal. “Os três alicerces da Universidade já estão contemplados dentro desse tema”, destacou José Luiz da Costa, professor da FCF e assessor da Proec. “Esse evento é importante pois está afirmando, de vez, que a Unicamp está atenta ao tema, que estamos trabalhando sobre isso e que queremos contribuir com a sociedade sobre o tema da Cannabis medicinal”, completou.