— NOTÍCIAS

Unicamp marca presença na comemoração dos 20 anos de Políticas Igualdade Racial

A Universidade foi representada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho



Texto: Gabriela Villen  l  Fotos: Fernando Coelho


A Unicamp, na pessoa do seu pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, marcou presença na celebração dos 20 anos de políticas de igualdade racial no Brasil, nesta terça-feira (21), em Brasília. Na ocasião, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva lançou um pacote de medidas de combate ao racismo, que inclui grupos de trabalho interministerial nas áreas de ensino, enfrentamento ao racismo religioso e redução de homicídios de jovens negros, e determinou que negros ocupem 30% dos cargos de confiança na administração pública. 

 

“Estar presente num evento desse tipo, não representando a Pró-reitoria, mas representando a Universidade, marca um posicionamento político da Instituição. Significa que a Universidade Estadual de Campinas evoluiu muito e começa a abraçar cada vez mais essas tematicas raciais. Participar de um evento desse é uma marca de extrema relevância  para uma universidade pública como a nossa”, ressaltou Coelho. 

 

Para o pró-reitor, citou ainda politicas de cotas já adotadas pela Universidade, como as cotas étnico-raciais para concursos de funcionários, aprovadas em abril de 2021, e outras ainda em desenvolvimento, como propostas de cotas para carreira docente.   

A data marcou também o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e a fundação da Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, que aconteceu em 2003.