QUARTABÊ: Apresentação e Workshop na Unicamp

O grupo realizou um workshop gratuito sobre o processo criativo no dia 10 de agosto, seguido por um show no Teatro de Arena da Unicamp.

Conceito

A identidade da Quartabê foi moldada com base na metáfora de uma sala de aula: o grupo se autodenomina uma turma escolar que seleciona seus próprios professores entre renomados mestres da música brasileira. Partindo do princípio de que os processos de aprendizado e criação compartilham a experimentação e a ludicidade, o quarteto é caracterizado por suas audaciosas interpretações aliadas a uma performance irreverente.

Além da sonoridade, enriquecida pelas diversas influências que vão desde o grupo da vanguarda paulista até a improvisação livre, passando pelo pop e pela música eletrônica, o Quartabê também se destaca por sua formação majoritariamente composta por mulheres.

Essas integrantes não apenas são instrumentistas, mas também arranjadoras, compositoras, cantoras e improvisadoras, o que é incomum e possui uma alta relevância política em um meio musical no qual posições de criação e poder ainda são predominantemente ocupadas por homens.

Componentes

Quarteto: Da esquerda para a direita - Joana Queiroz (clarinete e clarone), Chicão (teclas), Mariá Portugal (bateria) e Maria Beraldo (clarinete e clarone).

Histórico

A banda iniciou sua trajetória gravando um primeiro disco dedicado à obra do maestro Moacir Santos, intitulado “Lição #1: Moacir” (2015). Após apresentar esse trabalho em diversos palcos no Brasil e na Europa, o grupo considerou que estava em um processo de aprimoramento e lançou o EP "Depê" (2017), também focado na obra de Santos. Em 2018, a Quartabê embarcou em uma nova empreitada, voltando-se para novos estudos com o projeto "Lição #2: Dorival", lançado pela Natura Musical em parceria com o selo RISCO.

Em uma conversa descontraída, os membros do quarteto Quartabê explicam o processo de criação de seu mais recente álbum, "Lição #2: Dorival", o qual é baseado em sessões de improvisação que incorporaram pequenas amostras sonoras de Caymmi.

Para obter informações adicionais, visite o site oficial do Quarteto em: www.quartabe.com