Projeto MAV-Digital

Acesso digital e público ao acervo artístico do Museu de Artes Visuais da Unicamp

O Museu de Artes Visuais - MAV Unicamp alcança novo e importante patamar de difusão de seu acervo com o lançamento do projeto de extroversão do acervo por meio da plataforma Tainacan.

Após longo período de trabalho com dados existentes e pesquisa para a estruturação dos metadados sobre o conjunto de 1376 peças que constituem o acervo catalogado do MAV, a técnica em arquivos, Flávia Carneiro Leão coordenou a implantação da plataforma para o acervo virtual do museu que, a partir de agora, passa a disponibilizar à comunidade  geral com acesso à internet, ampliada possibilidade de conhecimento e informação sobre os objetos artísticos salvaguardados por este museu universitário.

O acolhimento e assessoramento da equipe responsável pelo projeto Tainacan, sediado pela Universidade Nacional de Brasília, sob coordenação geral do prof. dr. Dalton Martins, proporcionou a agilidade necessária à tarefa, bem como a qualidade final desse processo, vital para a memória, pesquisa e divulgação dos acervos brasileiros.

Esperamos que possam acompanhar a palestra do professor Dalton, a se realizar no dia 23 por meio do canal Youtube do MAV Unicamp, disponível pelo link: bit.ly/3SKC3wP e que acessem os dados do acervo pelo site oficial do Museu.

23.03.2023 às 14h

conferência: O projeto Tainacan e o papel desempenhado pela plataforma no acesso e integração dos acervos museológicos brasileiros

abertura: prof. dr. Fernando A. S. Coelho _  Pró-reitor PROEC - Unicamp

conferencista: prof. dr. Dalton Martins _  UNB