Programa UniversIDADE abre o segundo semestre com mais de 900 alunos inscritos

O evento aconteceu no Centro de Convenções com a presença de calouros e veteranos

Texto: Maria Luiza Robles Arias e Gabriela Villen | Imagens: José Irani

O evento de abertura do segundo semestre do Programa UniversIDADE, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), aconteceu na última segunda-feira (14), no Centro de Convenções da Unicamp. A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho; do Coordenador Geral de Extensão, Luís Geraldo Meloni; e da coordenadora do Programa UniversIDADE, Alice Helena de Danielli, a Leninha, além de alunos e monitores, calouros e veteranos.

Luís Meloni, Fernando Coelho e Alicie Helena na mesa de abertura do evento

Projetado com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida para o público acima de 50 anos, o Programa teve seu início em 2015, com 59 atividades e 259 alunos. Neste semestre, já são mais de 900 alunos inscritos em 158 atividades.

“O Programa tem muito êxito. Vemos várias pessoas que já estão no programa há muito tempo e que voltam e voltam. É muito importante para a universidade pública contribuir em uma área tão relevante e para a Proec poder participar disso. Promover saúde e melhorar a qualidade de vida de pessoas com mais idade é realmente muito importante”, comentou o pró-reitor. Segundo Coelho, o Programa faz o maior sucesso toda vez que é apresentado, sendo muitas as possibilidades de ampliação do seu alcance.

Sobre essa ampliação, de acordo com Meloni, um edital de formação de startup social deve ser lançado ainda este ano, visando a expansão das atividades oferecidas remotamente. “Entendemos que a criação de uma startup social vai nos permitir ter mais braços, para conseguir levar [o Programa] para outros municípios, sempre sob a gestão da Universidade”, explicou.

Um dos destaques do semestre, segundo Leninha, é o aumento das parcerias com unidades de ensino e pesquisa, que cederam espaços para abrigar as atividades do Programa. “Essas parcerias permitem os alunos irem além do que o Programa propõe, estimulando que eles conheçam a Unicamp e participem de eventos que estejam acontecendo nas proximidades dos espaços cedidos”, pontuou.

Novas e antigas histórias

Regina Célia de Queiroz Simões, aluna do Programa desde 2015, nunca perdeu um semestre. “Quando eu entrei eu estava em busca de autoconhecimento e encontrei no Programa. E aí nunca mais eu deixei de participar”, contou. Segundo ela, ninguém deveria perder a oportunidade de se inscrever. “O Programa UniversIDADE levanta nossa autoestima, aumenta nossa visão sobre a vida. É um leque que se abre, principalmente para aquelas pessoas, como eu, aposentadas, ou que criaram os filhos e agora estão na síndrome do ninho vazio”, destacou. “Hoje, graças ao Programa, eu sou uma terapeuta holística. Adquiri, com o Programa, a possibilidade de contribuir para com o próximo”, contou.

Regina, participante do Programa desde 2015 e terapeuta holística graças a ele

Para a professora aposentada, Maria Amélia Scutari, o Programa foi tão transformador que ela não pensa em deixar mais. Ela está indo para seu segundo semestre como aluna. “Por meio do Programa eu arrumei muitas amigas e aprendi muito com as professoras e professores. Estou bem animada para esse segundo semestre!”, explicou.

Maria Ámelia em seu segundo semestre de Programa UniversIDADE

O Programa não traz benefícios apenas para pessoas aposentadas. Ylana de Oliveira, dona de casa e ex-aluna da Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, contou que resolveu participar do Programa com mais algumas amigas para sair da rotina estressante e, muitas vezes, solitária, de ser mãe e dona de casa em período integral. “Minha expectativa com o Programa é desanuviar a mente. Eu hoje sou mãe full-time e trabalho em casa - que é o trabalho mais inglório que existe, né? Então, eu e mais algumas amigas estamos vindo para o Programa justamente por isso, porque a gente só vive pensando no horário da faxina, no horário de buscar e levar criança na escola…e você não conversa com ninguém, não vê ninguém! Então, essa é nossa expectativa, voltar a ver gente, conversar coisas diferentes e, claro, trabalhar a mente”, revelou.

Ylana e a amiga que buscam, justas, sairem da rotina ao participarem do Programa

Para acompanhar o Programa e a abertura dos próximos semestres, fique de olho no site: https://www.programa-universidade.unicamp.br/