Patrulheiros Campinas, Proec e DGRH discutem novas parcerias

Os projetos devem começar envolvendo atividades artísticas e esportivas

Texto: Gabriela Villen    l    Fotos: Ana Paula Sidoti e Divulgação Patrulheiros Campinas  l   Edição de imagem: Eli J. Machado

Ampliar o envolvimento dos patrulheiros na vida universitária e estimular projetos em parceria que promovam a cidadania foi o assunto da reunião entre o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, a coordenadora área de carreira da Diretoria de Recursos Humanos (DGRH), Giovanna Beraldo, e a comitiva do Patrulheiros Campinas, liderada pelo diretor financeiro, Leandro Garcez. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (12), na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp.

“Queremos que os patrulheiros possam participar mais intensamente da vida universitária, não só porque executam atividades de trabalho aqui, mas também porque a universidade pode contribuir para sua formação humana. Esse é um dos nossos objetivos como universidade”, afirmou o pró-reitor.

Novos projetos devem ampliar o envolvimento dos patrulheiros na vida universitária

Segundo Leandro Garcez, a conversa abriu novas e preciosas oportunidades de parceria. “A visita foi um convite do reitor, o Tom Zé, para gente conhecer todo esse trabalho que é feito pela Extensão e Cultura da Unicamp e para fortalecer a nossa parceria já de tantos anos”, explicou. Para ele, os projetos em conjunto entre o Patrulheiros e a Unicamp têm o potencial de melhorar não apenas a qualidade do trabalho e da vida desses jovens, mas também de suas famílias e comunidades.

De acordo com Fernando Coelho, as primeiras iniciativas deverão envolver as áreas artísticas e esportivas, nas quais a organização já atua.  “Vamos conversar com o pessoal do Coral Unicamp Zíper na Boca, da Orquestra Sinfônica, da Orquestra de Flautas e ver como a gente pode programar interações dessas várias atividades com a orquestra deles”, contou. Além de propor atividades lúdicas, as parcerias devem contribuir com a formação e o treinamento de jovens para provas práticas do vestibular da Unicamp. No campo dos esportes, a Proec pretende envolver a Faculdade de Educação Física (FEF) e as atléticas em projetos conjuntos utilizando os espaços da Universidade.

O Patrulheiros Campinas é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na área de assistência social, com projetos voltados para jovens cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade. A parceria com a Unicamp existe há mais de 20 anos no âmbito administrativo, por meio da DGRH, e conta hoje com 140 jovens atuando em diversos órgãos da Unicamp e na Funcamp. Para Giovanna Beraldo, a expansão da parceria terá muito a agregar às duas instituições e a DGRH deverá ter um papel importante na sua viabilização. “Vamos ajudar a adequar os projetos à realidade dos patrulheiros”, pontuou, citando questões como horários de trabalho, meios de deslocamento e seguros de saúde.

Para o pró-reitor, as novas parceiras podem contribuir também como processo de curricularização da extensão em curso na Universidade. “O grupo de patrulheiros é razoavelmente grande, em torno de três mil pessoas. Para fazer uma atividade física, por exemplo, os estudantes da Faculdade de Educação Física podem ser transformados em monitores. Então, a ideia seria montar projetos que possam ser contabilizados nas horas necessárias para cumprir a curricularização da extensão”, explicou. “Esses projetos podem aumentar consideravelmente a oferta de atividades em que os alunos podem se envolver. E abrem possibilidades de fazer coisas que não estão na caixinha da graduação deles”.