O lugar do feminino no modernismo brasileiro

Webinário MAV 2022 _ Efemérides | 10 anos do MAV

O MAV Unicamp apresenta seu primeiro webinário deste ano impulsionado pela injeção de ânimo das efemérides rememoradas em 2022 por diferentes instituições culturais e de pesquisa de todo o país. Partindo desta perspectiva, considera lembrar e comemorar nesses eventos os dez anos de existência deste museu universitário dedicado às artes visuais, que segue seu curso de estruturação física na universidade ao mesmo tempo que trabalha múltiplas atividades dentro e fora do campus. Por meio de exposições, publicação de ensaios teóricos, webinário e lançamento de livro, o MAV integra as atividades das Efemérides da Unicamp que tem como título geral: “Todos os 22”.
O atual webinário proposto pelo MAV intitula-se: “O lugar do feminino no movimento moderno brasileiro” e apresenta uma sequência de quatro palestras virtuais entre os meses de março e abril que instigam e alimentam nosso interesse pela arte e cultura moderna brasileira e por suas reverberações até o tempo presente.
No campo cultural e artístico, o marco centenário da Semana de Arte Moderna se faz presente e ativa os laços que desde sempre coadunam museus e memória conduzindo as instituições museológicas à tarefa de prospecção de seus acervos e arquivos, tanto quanto à busca de conexões sustentadas para além dos objetos colecionados, voltadas para a os graus de filiação às ideias produzidas naquele período e sua contextualização no tempo presente.
Deste modo, este ciclo de palestras virtuais atenta para os feitos e os efeitos do período moderno brasileiro frente à uma revisão crítica sobre as colaborações_ reconhecidas ou revalidadas recentemente_ a cerca da produção e participação de artistas mulheres na construção da arte moderna no Brasil. Este recorte temático integra as investigações teóricas e a produção curatorial dos palestrantes convidados pelo MAV para o debate sobre o papel desempenhado pelas artistas, antes, durante e depois da Semana, e estende seus interesses de pesquisa sobre o lugar do feminino na produção artística e intelectual vivida na primeira metade do século XX.
A primeira palestra será feita por Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da artista modernista e que tem conduzido importante trabalho de difusão e popularização da obra desta artista. A segunda palestra será apresentada pela historiadora da arte, crítica e curadora, Aracy Amaral, professora Titular de História da Arte da FAU USP, de onde é professora aposentada. Regina Teixeira de Barros, curadora independente e historiadora da arte especializada em arte moderna brasileira apresenta a terceira palestra e, fechando o ciclo, a palestra do professor Carlos Gonçalves Machado Neto; Cacá Machado, músico, historiador e produtor cultural, docente do Departamento de Música do IA Unicamp que ocupa atualmente o cargo de Diretor de Cultura da PROEC Unicamp.
Ao longo desses quatro encontros teremos a oportunidade de reestabelecer nosso olhar sobre figuras bastante reconhecidas e midiatizadas para além do campo artístico, como Tarsila do Amaral, tanto quanto reconhecer elementos próprios de Anita Malfatti, Zina Aita, Regina Gomide Graz dentre outras representantes cuja produção e posicionamento na construção da arte moderna são usualmente circunscritos ao campo de especialização da arte. A questão do feminino é entendida como bastante frutífera para este evento por revelar os múltiplos sentidos da convivência familiar, afetiva e social dos representantes da modernidade artística brasileira a partir das contaminações que esse papel social pode assumir quando transportado para o âmbito da produção artística e cultural. Se a escolha das artistas reforça a análise detida sobre a figura da mulher neste campo, o elemento do feminino amplia nossa mirada para a relação desses valores indiciais na criação dos demais representantes do período. Trata-se de exercitar nossa percepção sobre as distintas formas de representação social e cultural que constituem a história desse grupo de artistas da primeira metade do século XX, por meio de que visamos mais bem compreender os fluxos entre arte, sociedade, educação e cultura que vem difundido, há cem anos pelo menos, o imaginário criativo e progressista da arte moderna brasileira.

Para conhecer a programação completa das Efemérides Unicamp “Todos os 22” acesse: www.todosos22.unicamp.br

WEBINÁRIO "O lugar do feminino no modernismo brasileiro"

23/03 às 14h
Tarsila do Amaral