Em visita. Helô Sanvoy e Sérgio Adriano H

Projeto expositivo constituído por exposição, workshop e ações artísticas

O Museu de Artes Visuais da Unicamp apresenta nos meses de agosto e setembro deste ano, o projeto expositivo “Em visita. Helô Sanvoy e Sérgio Adriano H” constituído por uma exposição, workshop, e ações artísticas.

A proposta contextualiza um projeto expositivo do MAV Unicamp, acolhido pela Galeria do Instituto de Artes da Universidade, e visa apresentar aspectos das relações próprias e apropriadas pela atual geração de artistas visuais interessados no entrecruzamento possível entre as questões identitárias e as formas de representação da cultura que configuram o entorno urbano contemporâneo. Para tanto, a curadoria propôs o convite aos artistas Helô Sanvoy (Goiânia, GO, 1985) e Sergio Adriano H (Joinville, SC, 1975) selecionando de sua produção atual trabalhos que dialogam, interagem ou friccionam elementos entre vida, arte e política.

Tanto Helô quanto Sergio tem em sua formação proximidade com a universidade, bem como atuação em variadas frentes do circuito artístico nacional. Interagindo nestes dois núcleos, eles vêm construindo caminhos poéticos que não se desvencilham da inquietude caracterizadora da arte contemporânea; da questão ética de suas subjetividades e de sua representação sócio cultural, fortemente lastreadas pela materialização de trabalhos abertos a experimentações entre a ação, a imagem e o objeto. Esses artistas criam uma instigante troca pois operam, em camadas distintas, seu posicionamento crítico e criativo na incorporação de histórias pessoais ou ancestrais mobilizadoras dos elementos de classe, gênero ou raça combinada aos regionalismos que demarcam seus lugares de origem e de trajeto.

O estado “em visita” que empresta termo ao título propõe a oportunidade de contato direto com esses artistas que estarão presentes na abertura e em datas particulares da programação abertas às comunidades interna e externa do campus.

A exposição reúne as linguagens da performance, fotografia, objeto, instalação, vídeo e livro-objeto. Esses dois últimos, livros-objetos e vídeos, foram pontos comuns importantes para o projeto curatorial, interessado em avançar nas interações do MAV Unicamp com a pesquisa e o fomento à inclusão e ao diálogo com grupos, comunidades e vertentes estéticas, que tem ocupado nossa atenção somente mais recentemente.

Conheça mais sobre o trabalho desses artistas em: www.helosanvoy.com

www.instagram.com/helosanvoy

www.facebook.com/helo.sanvoy

www.facebook.com/sergio adriano h