Biblioteca Comunitária da Unicamp recebe doações e planeja expansão

Com apoio da Proec, o projeto pretende criar núcleos em entidades da região

Texto: Fernando José Barbosa e Gabriela Villen  l  Fotos: José Irani

A Biblioteca Comunitária da Unicamp (Bibcom), com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), pretende expandir sua atuação. Além do novo espaço, que ficará no térreo da  Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BCCL), a Bibcom planeja montar núcleos em outras entidades da Região Metropolitana de Campinas. Para compor os novos acervos, a biblioteca está arrecadando livros, jogos lúdicos, gibis, HQs e revistas. As doações podem ser realizadas na BC.

“Não temos bibliotecas públicas suficientes para atender a população e as existentes são cercadas de dificuldades para manutenção, valorização do local como espaço de formação educacional e pessoal do cidadão”, explica a coordenadora do projeto, Gislaine Melo de Lima. O foco principal do projeto é o incentivo à leitura e o fácil acesso para o público geral. “Temos foco nas comunidades em situação de vulnerabilidade e centros escolares”, disse ela.

O espaço, instalado ​​provisoriamente no primeiro andar da BC, é um ambiente lúdico completamente à disposição da população. De acordo com a coordenadora, além de ser mais um local para leitura e estudos, a Bibcom promove contação de histórias, visitas guiadas e está viabilizando estrutura para receber e doar livros para a comunidade.

Espaço da Biblioteca Comunitária da Unicamp (Bibcom), instalado no primeiro andar da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BCCL)

“A biblioteca comunitária é uma forma de democratizar o acesso da nossa população ao acervo da Biblioteca, visando mostrar a força da leitura na formação dos futuros cidadãos do Brasil, tendo o livro como ponto de encontro”, defende o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho. Ele aposta no espaço também como ambiente propício à interação de gerações, pela diversidade de público a qual estará acessível.

Coelho afirma o compromisso da  Proec com o projeto e sua expansão. “O objetivo é ter, no futuro próximo, um braço móvel da nossa biblioteca comunitária”, diz ele. As primeiras articulações estão sendo realizadas com a organização Patrulheiros Campinas, que se dedica à profissionalização do menor aprendiz, para firmar o intercâmbio entre suas bibliotecas.

Na Biblioteca Central, também já está em andamento o projeto para atualização do espaço. Segundo Lima, a Bibcom ganhará novas instalações no térreo da BC, facilitando o acesso da população.

Segundo a coordenadora, o apoio da Proec tem sido fundamental para subsidiar a contratação de estagiários e custear despesas de instalação.  “Ter o apoio de uma Proec para se instalar uma biblioteca comunitária dentro de uma Universidade é traduzir a intenção dela em incentivar a formação básica para as pessoas”, considera a coordenadora.

A Bibcom já realizou ações culturais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e com outros órgãos da Unicamp, como a Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic).

Biblioteca Central "Cesar Lattes"​​ (BCCL)

R. Sérgio Buarque de Holanda, 421 - Cidade Universitária, Campinas - SP