10 ANOS

10 ANOS do Museu de Artes Visuais da Unicamp

O Museu de Artes Visuais MAV Unicamp comemora nesta semana seu décimo ano de existência. Constituído a partir de um acervo doado pelo Instituto de Artes da Universidade, o MAV é órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, desde 2017.

Seu último inventário, finalizado no segundo semestre de 2021, indica um total de 1391 peças para seu acervo de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, instalações artísticas, livros de artista, vídeos e demais linguagens das artes visuais que se somam à uma coleção expressiva de 7000 itens de arte correio e publicações deste campo artístico ainda em fase de catalogação.

Boa parte desse conjunto de trabalhos foi constituído por meio das exposições e projetos artísticos realizados pela Galeria do Instituto de Artes com quem o museu mantém estreita relação de parceria, até hoje.

Vislumbrado desde a década de 1980 pelo grupo de artistas-docentes do Departamento de Artes Plásticas vinculados à própria criação da Galeria, o Museu é criado formalmente por meio da Resolução 18/01/2012 a partir da GR 004/2012 posteriormente substituída pela GR 041/2017 de 12/07/2017 quando passa a integrar os órgãos da então Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PREAC.
Com a cultura valorizada e evidenciada por esta Pró-Reitoria, o MAV ganha novas dinâmicas de atuação dentro e fora do campus e passa a apresentar, com regularidade, projetos expositivos e curadorias que integram artistas convidados e de peças de seu acervo, oferece aos variados públicos seminários e webinários compostos por apresentações de pesquisadores nacionais e internacionais; concretiza-se no imaginário do campus por meio de intervenções artísticas criadas especialmente para as Calouradas da Unicamp. Assim também estabelece relações ampliadas com pares institucionais, tais como o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM); o fórum dos Museus, Galerias e Coleções Universitárias, sistematizado anualmente pela Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e participação na Rede Brasileira do Sistema de Museus e Coleções Universitários.

Em 2022, ano no qual a Unicamp trabalha uma série de atividades artístico-culturais e acadêmicas para rememorar as Efemérides que envolvem momentos importantes da História e da Cultura Nacional, como a Semana de Arte Moderna (1922) e a Independência (1822), o MAV integra o projeto geral da Universidade envolvido em propostas que pretendem discutir as reverberações e pertenças da modernidade em seus variados acervos (documentais e artísticos) e identificados nos lastros de heranças familiares de docentes atuantes em seus quadros.

Assim, prepara-se para apresentar ao público geral uma exposição no MAC Campinas prevista para o mês de maio, na qual serão reunidas peças de seu acervo e trabalhos de artistas contemporâneos atuantes, a partir de uma curadoria que recorta a paisagem como seu mote principal. Realizará também, entre os meses de março e abril, novo ciclo de webinários no qual importantes pesquisadores do país discutem a presença feminina na arte moderna brasileira. Ainda com data a ser definida, dentro deste primeiro semestre, o MAV apresentará outro evento importante: o lançamento do projeto MAV Virtual, em construção desde meados de 2019, e que promove a extroversão pública dos dados de seu acervo por meio de seu site oficial. Este é um projeto realizado por meio da plataforma de repositórios Tainacan, com o apoio do Centro de Arte da América Latina – CAL, vinculado à Universidade de Brasília (UNB).

O ano de 2022 guarda ainda para o Museu, importante conquista, com a programação do início previsto das obras de reforma e ampliação de seu prédio próprio, a localiza-se no centro do campus Zeferino Vaz. O projeto arquitetônico para esta que será a primeira casa completa do MAV Unicamp é de autoria dos profs. Drs. arquitetos: Evandro Ziggiatti Monteiro (FEC), Claudio Lima (IA/FEC) e Gabriela Celani (FEC). Os estudos tiveram início na última Gestão da Reitoria e PROEC e, foram prontamente recebidos e estimulados pela atual Gestão do reitor prof. dr. Antonio José de Almeida Meirelles e do pró-reitor prof. dr. Fernando Antonio Santos Coelho.

As comemorações desta semana assumem o ritmo de cautela que o período da pandemia nos exige e tomam a forma de comunicação virtual difundida por meio do site oficial do Museu, de seu mailing list e perfis nas redes sociais tais como Instagram e Facebook. Com criação gráfica de Flávia Carneiro Leão, estamos publicando postais virtuais para esta comemoração, contendo registros visuais de pessoas, obras e outros índices visuais que constroem a lembrança das atividades realizadas e dos projetos em curso pelo Museu.

Convidamos as comunidades interna e externa à Unicamp para que nos acompanhem e participem dos nossos projetos celebrando conosco a importância da arte e da cultura na Universidade.

Site: www.mav.unicamp.br

Facebook: https://www.facebook.com/mavunicamp