— EVENTOS

Projeto de Extensão em Educação Política do IFCH lança o jogo “FuraCâmara”

Game simula  os desafios de um jovem vereador no município de Campinas

| Texto: Gabriela Villen | Imagens: Proeep

O quanto você conhece das leis que regem o município em que você vive, estuda e trabalha? Despertar nos jovens o interesse e a curiosidade por conteúdos políticos do dia a dia é o objetivo do Projeto de Extensão em Educação Política (Proeep) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Com esse objetivo em mente, o grupo criou o jogo de tabuleiro “FuraCâmara”, que acaba de ganhar versão virtual para circular durante a pandemia. O  jogo será lançado na próxima segunda-feira (26), às 17h30, no canal do IFCH no Youtube

"Após tomarmos essa decisão de um jogo sobre a produção legislativa da cidade de Campinas, precisávamos pensar em como traduzir aqueles documentos para uma linguagem mais acessível e, ao mesmo tempo, pensar em como fazer esses Projetos de Lei e Decretos formarem um jogo didático e divertido. Esse processo, conhecido como gameficação, foi longo e envolveu muitos testes, idas, vindas e mudanças completas do funcionamento do jogo até chegar nessa versão final", explica Matheus Fred Schulze, formado em sociologia, estudante de licenciatura em Ciências Sociais e componente do Proeep. De acordo com ele, o objetivo do jogo é refletir sobre a produção legislativa local. "Acreditamos que o conhecimento dessas leis é um instrumento importantíssimo para nossa vida política já que através delas podemos mudar para melhor nossa realidade", ressalta.

O lançamento contará com a participação de Andréa Freitas, professora do Departamento de Ciência Política e coordenadora do Proeep, e Thays Esaú, diretora do Fast Food da Política, que assessorou os estudantes durante o desenvolvimento do projeto.

A apresentação será seguida por uma jogatina on-line aberta. O "FuraCâmara" é livre para todos os públicos, mas tem como alvo principal crianças e adolescentes. Interessados em participar do jogo on-line no dia 26 podem se inscrever no formulário.

Projeto de Extensão em Educação Política do IFCH lança o jogo “FuraCâmara”

Detalhes do evento

Data do evento: 26/04/2021

Sinopse do jogo: “Ontem a noite o município de Campinas foi atingido por um furacão! Muitos lugares da cidade ficaram devastados, mas o local que mais sofreu danos foi a Biblioteca da Câmara Municipal. Sua missão enquanto Jovem Vereador é ajudar os funcionários públicos a reorganizar projetos de leis e decretos que se misturaram durante a passagem do furacão. Boa sorte Jovem Vereador, está uma bagunça lá dentro!”.

Mais informações pelo e-mail proeep@unicamp.br