— NOTÍCIAS

... transFIGURAções... de Bené Fonteles

O Museu de Artes Visuais - MAV/Unicamp e a Galeria de Arte do Instituto de Artes - GAIA receberam a exposição ...transFIGURAções... do artista visual



O Museu de Artes Visuais - MAV/Unicamp e a Galeria de Arte do Instituto de Artes - GAIA receberam a exposição ...transFIGURAções... do artista visual e artivista Bené Fonteles, no período entre os dias 17 de sembro e 15 de outubro de 2019.

A mostra derivada das atividades do artista que desempenha papel de professor visitante na Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes, por meio do Edital Professor Especialista Visitante na Graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, ocupou a sala 2 da GAIA com livros, escultura em madeira e três séries constituídas por instalações de parede e conjuntos fotográficos.

O MAV Unicamp agradece, de modo particular, à generosidade do artista, que adensa sua visita com a proposta de uma doação de trabalho para o acervo do MAV Unicamp, à colaboração da galerista Karla Ozório que representa o artista e contribui com empréstimo de parte das obras apresentadas, tanto quanto faz referência ao importante intermédio e parceria da profa. dra. Alik Wunder, da Faculdade de Educação da Unicamp que colaborou com o projeto viabilizador da presença de Fonteles neste referido edital.

 

Bené Fonteles nasce em Bragança/PA, no ano de 1953. Começa sua atuação em artes visuais em 1971. Participa das Bienais de São Paulo em 1973, 1975, 1977, 1981 e 2016. Também está presente em várias edições da mostra Panorama de Arte Brasileira do MAM de SP, dentre as décadas de 1970 a 1990. Realiza mostras individuais de seu trabalho na Pinacoteca de SP, MASP, MoMa, Museu de Arte Oscar Niemeyer, Museu de Arte de Santa Catarina. Suas obras estão no acervo das instituições mencionadas, além dos Museus de Arte Moderna de NY e do RJ, Museus de Arte Contemporânea da USP, de Curitiba e no MAC Campinas. É coordenador do Movimento Artistas pela Natureza, desde os anos de 1980, e recebeu em 2003, do Ministério da Cultura e Presidência da República, a Ordem do Mérito Cultural por sua contribuição à cultura brasileira em sua atuação cultural como compositor, editor de cultura, escritor e curador.