Semana de Cuidado Farmacêutico faz ação em frente ao HC

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Autor: Dário Mendes

Na manhã desta quinta-feira (2), o professor Fernando Coelho, Pró-reitor de Extesnão, participou da Semana do Cuidado Farmacêutico (SECUFA) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da UNICAMP. Este projeto tem como objetivo oferecer serviços e informações sobre a saúde para a população de Campinas por meio da atenção farmacêutica.

Em frente a rampa da entrada do Hospita de Clínicas da Unicamp, os alunos da FCF, fizeram atendimentos a população, atentando para a diabetes e hiperteção e anemia bem como ealização dos testes.

SECUFA - A Semana de Cuidado Farmacêutico (SECUFA) foi idealizada como o primeiro evento promovido pelo projeto de extensão Raízes. Esse evento tem o objetivo de realizar ações de promoção de Cuidado Farmacêutico, por meio de estandes de educação em saúde (informa a população de assuntos relevantes na saúde) e monitoramento em saúde (realiza exames rápidos para detectar alterações de índices associados à doenças crônicas, direcionando o paciente a procurar atendimento médico para diagnóstico). Dessa forma, durante alguns dias, alunos capacitados e professores realizam atendimentos em uma praça ou outro local com circulação de pessoas, atendentendo os pacientes em estandes de temas variados. A SECUFA é pensada para acontecer na semana do Dia Internacional do Farmacêutico (25 de setembro), de modo a divulgar à população a função da Farmácia dentro da área de saúde.

Em 2021, a SECUFA acontece dentro da UNICAMP, nas proximidades da rampa do Hospital das Clínicas (HC), levando em conta a ampla capilaridade assistencial de alta complexidade do hospital, além da grande circulação de pessoas diariamente em seu entorno. Dessa forma, o projeto consegue impactar uma amostra relevante da população de Campinas que utiliza o SUS.