Pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico está com inscrições abertas até 14 de maio

O curso tem duração de três semestres com início previsto para agosto

Fonte: Labjor Unicamp

A pandemia de Covid-19 colocou em evidência a importância de se divulgar a ciência produzida nos laboratórios de pesquisa brasileiros, tornando-a mais acessível ao público. Para lidar com informação científica e jornalística é preciso capacitação e aprendizado sobre as diferentes formas de comunicação. Com esse escopo, a XII edição do curso de especialização em jornalismo científico da Unicamp está com inscrições abertas de 12 de abril a 14 de maio de 2021. Para mais detalhes sobre o processo seletivo acesse o link.

Com início previsto para agosto, o curso de especialização em jornalismo científico dura três semestres e ocorre sempre às segundas-feiras. São 40 vagas destinadas a profissionais com formação científica ou em comunicação. As inscrições e o curso são gratuitos.

“O jornalismo científico nunca foi tão atuante e necessário”, afirma Germana Barata, coordenadora da especialização em jornalismo científico e aluna da primeira turma do curso. Para se inscrever, os candidatos precisam enviar currículo, histórico escolar e um texto dissertativo sobre o tema “O papel do jornalismo científico no combate à desinformação em tempos de pandemia”, entre 6 mil e 9 mil caracteres (com espaço), além de preencher ficha eletrônica no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), da Unicamp.

A dinâmica do curso prevê a interação entre jornalistas e cientistas em debates e a realização de trabalhos e atividades orientadas por professores, e que deverá ocorrer de forma online (com início no segundo semestre de 2021).

Datas importantes

Inscrição: 12/04/2021 a 14/05/2021
Avaliação: 15/05/2021 a 24/06/2021
Divulgação de aprovados na primeira fase: 25/06/2021
Segunda fase:
Prova de redação e proficiência em inglês: 30/06/2021
Entrevista: 07/07/2021
Divulgação de aprovados para o curso:15/07/2021
Acesse o edital de seleção para a especialização aqui.

Conheça mais sobre o curso de especialização

O curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico é oferecido pelo Labjor desde 1999, em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências, e com o Departamento de Multimeios, do Instituto de Artes. Tem duração de três semestres e se destina à formação de jornalistas científicos, divulgadores de ciência e assessores de comunicação de universidades e centros de pesquisa.

O objetivo do curso é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público o debate sobre C&T e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas. Para o cientista, esta é uma oportunidade de obter uma formação voltada à divulgação de pesquisas, que os cursos de graduação não contemplam. Para o jornalista, o curso pode contribuir para uma melhor compreensão do processo de produção da ciência, bem como da política científica nacional.

O curso de especialização em jornalismo científico já formou mais de 400 jornalistas de ciência.

Pretende-se incentivar o aluno a produzir material jornalístico sobre ciência, tecnologia para a mídia impressa, radiofônica, televisiva e eletrônica, imbuído de senso crítico e capacidade de seleção de temas de relevância. Ele deve comprometer-se com o rigor na apuração das informações e contribuir para a compreensão mais geral do fenômeno científico e sua relação com a sociedade.

Conheça mais sobre o Labjor/Nudecri-Unicamp

O Labjor- Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo foi criado na Unicamp, em 1994, como órgão integrante da estrutura do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), e os idealizadores foram o professor Carlos Vogt, o professor José Marques de Melo e o jornalista Alberto Dines. Era objetivo criar um centro de pesquisa e acompanhamento crítico da mídia. O Labjor foi apresentado publicamente em abril de 1994, por meio do seminário-fundador A imprensa em questão, quando se fez amplo diagnóstico dos desafios enfrentados pela mídia jornalística no panorama contemporâneo das transformações socioculturais, político-econômicas e científico-tecnológicas. Esse evento forneceu a pauta das iniciativas pioneiras e teve seus debates registrados em livro que a Editora da Unicamp publicou, com o mesmo título do evento, em 1997.

Desenvolve atividades de pós-graduação, pesquisa, extensão, treinamento e consultoria. Seus objetivos são: formar competências nas áreas de jornalismo científico e de crítica da mídia; fornecer estímulo, recursos humanos e instrumental para o acompanhamento das mudanças na mídia impressa e eletrônica; estabelecer intercâmbio entre a universidade e empresa; identificar problemas, propondo soluções para o campo do jornalismo; estudar e discutir a questão do jornalismo científico e divulgação científica; democratizar o conhecimento científico; discutir criticamente a política científica do país; contribuir para a divulgação da produção científica das áreas periféricas; reduzir a distância entre os criadores do conhecimento e a opinião pública; estabelecer a relação da produção científica com a vida cotidiana e as suas relações com a sociedade de um modo geral; conscientizar os cientistas para a divulgação de sua produção; contribuir para uma reflexão crítica sobre a ciência produzida no país.

Outras informações:

Contato: labjor@unicamp.br (19) 3521-2586 e 3521-2588
Germana Barata, coordenadora do curso de especialização em jornalismo científico: germana@unicamp.br