Ciclo de webinários: Os desafios da curadoria na atualidade

série de palestras ao vivo | plataforma Google Meet | 31.08 à 29.09 | 14h

O Museu de Artes Visuais da Unicamp tem atuado em suas variadas atribuições com propostas formuladas tanto por sua equipe quanto acolhidas a partir da convergência de pesquisas acadêmicas em curso nos programas de Pós graduação da Universidade.

Neste sentido, apresenta e dá suporte ao projeto “Ciclo de Webinários: Os desafios da curadoria na atualidade” proposto por Allan Tanioka Yasumizawa, Mestrando do Programa PPGAV-IA/bolsista CAPES, a partir de suas investigações sobre alguns dos aspectos contemporâneos próprios da curadoria em arte. A proposta deste ciclo visa ampliar as discussões conceituais, técnicas e simbólicas constituintes do papel desempenhado pela curadoria hoje na elaboração de projetos estabelecidos a partir da produção artística contemporânea. O ciclo compreende 3 palestras e tem início no dia 31 de agosto, com a palestra do prof dr Igor Simões.

O lugar de fala na prática curatorial

Igor Simões (curador, docente da UERGS)

31 de Agosto - 14h às 16h

Igor Simões é doutor em Artes Visuais pela UFRGS. Professor Adjunto de História, Teoria e Crítica da Arte e Metodologia e Prática do ensino da Arte (UERGS). Curador educativo da Bienal 12 (Bienal do Mercosul); Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, Membro do Núcleo Educativo UERGS-MARGS. Membro do comitê de acervo do Museu de Arte do RS-MARGS. Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da Tese Montagem Fílmica e exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Membro do Flume-Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais.

Vestígios de Ação como proposta poética

Yara Pina e Helô Sanvoy (artistas visuais)

22 de Setembro - 14h às 16h

Helô Sanvoy é natural de Goiânia-GO, 1985. Vive em São Paulo. É licenciado em Artes Visuais pela FAV/UFG e mestrando pela ECA/USP. Membro do coletivo de performance Grupo EmpreZa desde 2011, onde desenvolve pesquisa acentuada sobre a poética do corpo e seus derivados. Como artista individual, busca significados através dos diferentes modos de leitura e impossibilidades de comunicação tanto por situações acerca do indizível como pelo ininteligível. Também procura tratar sobre como as diferentes formas de silenciamento são provocadas. Desenvolve pesquisas em diversas linguagens e suportes: vídeo, instalação, desenho, objeto, colagem, entre outros, não tendo uma linguagem preferencial entre elas.

Yara Pina vive e trabalha em Goiânia. É graduada em Biblioteconomia e Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. Seus trabalhos investigam, através de diferentes contextos sociais e históricos, os rastros da memória da violência e suas inscrições sobre os corpos vitimados e ausentes. Com o desenho, em sua dimensão performativa, passou a explorar a destruição e violência como repertórios para suas obras, com destaque para suas ações em que explora a fronteira entre ausência e presença ao deixar no espaço expositivo apenas vestígios da passagem de seu corpo em confronto com outros "corpos".

A potência do educativo e os diálogos com a curadoria

Mila Chiovatto (Coordenadora de Educação da Pinacoteca do Estado de São Paulo)

29 de Setembro – 14 às 16h

Mila Chiovatto é graduada em educação em artes pela Faculdade de Comunicações da Universidade Mackenzie, Mestre em Ciências da Comunicação – Sociologia da Arte pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professora universitária na Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade de Belas Artes e Estética e na Universidade São Judas. Participou da equipe do Núcleo Educação e coordenou os atendimentos educativos da XXIV Bienal de São Paulo; coordenou as ações educativas das exposições De Picasso a Barceló, em 2001 e Artecidadezonaleste em 2002. Autora do projeto educativo da exposição Vistas do Brasil da Coleção Brasiliana – Fundação Estudar. Membro do CECA-ICOM (Comitê de Educação e Ações Culturais do Conselho Internacional de Museus). Consultora em projetos educativos em arte e autora de materiais de apoio à prática pedagógica em artes, atualmente é Conselheira do Instituto Arte na Escola e Coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Inscrições em: https://bit.ly/3aCQpt3

Participação via Google Meet Unicamp